quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

'O Mordomo da Casa Branca


Parte da critica é de RICARDO CALIL CRÍTICO DA FOLHA e outras dos amantes da cultura
Ouvir o textoA primeira coisa que chama atenção em O Mordomo da Casa Branca é seu título original: Lee Daniels The Butler. Com apenas três longas em seu currículo de diretor (entre eles, Preciosa, de 2009), Lee Daniels se considera maduro e relevante o suficiente para batizar um filme.


Baseado livremente em uma história real, o filme acompanha Cecil Gaines (Forest Whitaker), mordomo que serviu presidentes americanos, de Eisenhower (1953-61) a Reagan (1981-89), durante três décadas.


Divulgação
Forest Whitaker em cena do filme 'O Mordomo da Casa Branca', de Lee Daniels
Forest Whitaker em cena do filme 'O Mordomo da Casa Branca', de Lee Daniels

O filme se alterna entre a vida profissional de Gaines e a vida pessoal a escravidão na infância, o casamento com uma mulher que por tanta solidão acaba tornando-se alcoólatra (Oprah Winfrey)



e a relação conflituosa com o filho mais velho (David Oyelowo).




Este último é o ponto central do filme. Enquanto Gaines passa a vida a servir seus patrões brancos, o filho Louis engaja-se na luta pelos direitos civis dos negros.

As situações parecem se suceder só para reforçar didaticamente esse contraponto entre dois estereótipos, o do negro submisso e o engajado. 

os atores reunidos em papeis secundários: Robin Williams como Eisenhower, John Cusack como Richard Nixon, Jane Fonda como Nancy Reagan
Oprah Winfrey como a esposa bêbada do mordomo que aprende a superar muitos obstáculos para estar ao lado do marido.  Assistimos ao filme com o coraçao    sereno e a mente sobressaltando-se a em vários momentos, com cenas que nos fazem relembrar momentos cruéis e cruciais da historia. 

O longa tem boa caracterizacao, fotografia, e iluminação, só nao gostei do figurino!

O longa faz uma passagem "como um documentário" sobre vários pontos importantes da historia política do País, O resultado dessa mistura de novela, história, pretensão, preconceito e elenco estelar não poderia ser outro: o filme é forte candidato ao Oscar.

O MORDOMO DA CASA BRANCA
DIREÇÃO Lee Daniels
PRODUÇÃO EUA, 2013
ONDE Playarte Bristol 4 e circuito
CLASSIFICAÇÃO* 14 anos
AVALIAÇÃO bom


Nenhum comentário:

Postar um comentário